Resenha: As vantagens de ser invisível

As vantagens de ser invisível


Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 224


 Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie. 



Em as vantagens de ser invisível vamos conhecer o adolescente Charlie com seus 15 anos, que ainda está crescendo e vivendo os desafios que a vida pode lhe propor. Charlie vivenciou muitos desafios como a morte de seu melhor amigo, a dificuldade de interação com as outras pessoas, e não podemos esquecer-nos do seu primeiro grande amor.

"Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conhecemos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui."

Charlie conhece os jovens Sam e Patrick que são meio irmãos, jovens na qual acreditam que devem viver essa fase de sua vida, pois é a melhor para eles, sem desperdiça um só momento.

A partir do momento em que Charlie conhece Sam e Patrick ele começa a viver momentos inesquecíveis em sua vida, viagens, teatro, a experiência de ter um amigo gay, a sua primeira paixão.

Stephen Chbosky traz a escrita do livro em formas de cartas, essas cartas são destinadas a um amigo desconhecido de Charlie, o autor conseguiu passar muitas emoções raiva, alegria, tristeza, emoção, entre outras.

3 comentários:

  1. Fernanda Ohashi disse...:

    Olá!!
    ótima resenha :) Esse livro está nos meus tops epistolares, e tem uma ótima trilha sonora, e dicas de leituras haha, além de ser emocionante e nos passar tanta coisa em poucas páginas ^^
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

  1. Unknown disse...:

    Olá Fernanda, fico muito feliz por saber que gostou. Em breve teremos muitas outras resenhas.

  1. Karina Erika disse...:

    Oi, comecei a assistir ao filme e gostei bastante. Lembro que assistia online, só que a internet falhou, daí fiquei com raiva e nunca mais terminei de assistir, mas um dia o concluo. Gosto da forma como Sam e Patrick vivem a sua vida loucamente/intensamente, queria ser assim, às vezes.

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.